Sex, 01 de março de 2013, 12:22

Região oceânica está sendo estudada por pesquisadores do Laboratório GEORIOeMAR

A região oceânica em frente aos estados de Sergipe e Alagoas possui características que as tornam únicas no Nordeste do Brasil, entre ela, o fato de possuírem os maiores cânions submarinos da borda continental, o do rio São Francisco e do rio Japaratuba. Também se destacam pelas reservas de petróleo em superfície e que vem sendo exploradas pela Petrobras na plataforma continental. Nas últimas décadas pouco tem sido investido nos estudos para ampliar o conhecimento sobre a geologia, química e biologia desta área marinha rasa. É com o objetivo de preencher esta lacuna que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Centro de Pesquisa da Petrobras - CENPES desenvolvem pesquisas que visam estudae de forma mais profunda o assunto.

Nos últimos três anos a equipe de pesquisadores do Laboratório Georioemar da UFS vem se dedicando aos estudos de geologia e geomorfologia da plataforma continental de Sergipe e Alagoas. Os equipamentos de pesquisa marinha do laboratório permitem obter informações impportantes sobre o fundo marinho, diminuindo sensivelmente a dependência de Sergipe em relação a outras instituições e universidades do país.

Os levantamentos geofísicos já realizados forneceram novas informações sobre o relevo do fundo do mar e das feições submarinas. A coleta e análise dos sedimentos superficiais forneceram um novo mapa com a constituição do fundo oceânico, no qual ficou constatada a variedade de sedimentos oriundos do continente ou formados pelos processos marinhos.

Paralelamente estão sendo desenvolvidos estudos da biologia e da química da plataforma continental, compondo o Projeto de Caracterização Regional da Bacia de Sergipe Alagoas (PCR-SEAL), de interesse da Petrobras dentro do licenciamento acordado com o IBAMA e executado pela UFS e outras instituições.

- Local

Os pesquisadores estão desenvolvendo as pesquisas na porção central e sul de Sergipe. Neste mês, por exemplo, foi realizada uma campanha oceanográfica com duração de nove dis na plataforma continental e nas adjacências da foz dos rios Sergipe, Japaratuba, Vaza-Barris e Piauí-Real, até a divisa com a Bahia.

Na última segunda-feira, uma equipe de oito pesquisadores do laboratório Georioemar da UFS iniciou uma nova campanha oceanográfica com duração de quatro dias, visando complementar as informações sobre a região marinha entre o rio Sergipe e São Francisco com foco especial no cãnion submarino do rio Japaratuba e no recém descoberto Alto Submarino de Ponta dos Mangues. as esquipes de Biologia e química realizarão as amostragens de inverno para investigar os organismos e a composição química na região do entorno da foz do rio São Francisco.

Veículo: Correio de Sergipe

Estado: Sergipe